top of page

Introdução:

   O método de contar histórias é de fundamental importância para o processo de construção da aprendizagem, pois estimula a criatividade e a imaginação, pois através das historias narradas a criança constrói suas próprias imagens. Também estimula o hábito e o prazer da leitura,que é de grande importância para a construção do conhecimento da criança pois muitos textos narrados podem ser encontrados em livros. A contação desperta ainda o interesse pela historia e faz descobrir como esta pode ser saborosa. Ainda enriquece o vocabulário da criança, facilitando para que ela tenha liberdade de escrever e contar com suas palavras sua própria historia, e estimula a comunicação oral, pois depois de ouvir a historia a criança pode recontá- la.

    Entretanto, ainda encontramos profissionais da educação que realizam essa prática sem nenhuma fundamentação, objetivo, mais como um passatempo ou relaxamento. A arte de contar história vai além de uma distração, visa introduzir o aluno ao mundo diversificado através do seu imaginário. Trata-se de um costume antigo que por muitos séculos nos remonta as memórias vivas de um povo, esse hábito constitui-se como uma herança da cultura popular e nessa perspectiva foi criada os mitos, as lendas e as variações de contos,

    Através da prática da narração de histórias, busca-se ampliar o mundo literário, Tanto de quem está lendo a historia, como de quem está escutando  incentivando-os ao gosto pela leitura, bem como, o desenvolvimento da inteligência da criança. Bem como, desenvolver a sensibilidade, e o uso da oralidade de forma crítica e criativa. Nessa perspectiva, essa atividade propicia a criança a manter um convívio e interação social, na medida em que se agrupam com outras crianças, a fim de escutar e socializar pequenas experiências adquiridas nas histórias, exercendo memória e percepção.

    Sobre os contadores, cabe ressaltar a necessidade destes, procurarem métodos e didáticas, a fim de envolver a criança nessa prática, buscando outras formas de atrair a curiosidade das crianças para as histórias, sejam elas: contos de fadas, fábulas ou outros tipos de narrativas. É importante que o professor problematize as histórias a fim de favorecer aos alunos uma analise critica dos aspectos presente nas entrelinhas do texto, relacionando-os com a realidade em que estão inseridos. Nesse sentido, ALVES (apud MONTEIRO, 2010, p. 1), afirma que:

   As Crianças narram história a partir das que contaram para elas. Algumas foram contadas pelos pais, professor, avós, amigos. Ou Outras foram descobertas em páginas coloridas de livros infantis.mas todos narram o enredo a partir de uma espécie de versão da história que a criança guarda para si.

Existem varios métodos utilizados por educadores para fazer com que a criança goste de historias e desenvolva as capacidades citadas acima.

 

            

         

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            A primeira forma de leitura feita pela criança é a do rosto dos pais, o tom de voz, e todo o gestual corporal no momento em que contam as historinhas. Tudo isto ajudará no desenvolvimento, proporcionando inúmeras novidades. Muitas vezes, o pequeno pode não entender a história ou interpretar todos os detalhes, mas a cada novo conto, um novo aprendizado é proporcionado. Nas primeiras experiências da criança com músicas ou histórias, elas começam a trabalhar a memória e a capacidade de organizar as informações. Podemos entre tantas formas de contar historia, utilizar somente figuras e objetos e inventar a nossa própria historia, sair um pouco daquilo que está escrito nos livros didáticos, fazendo assim com que a criança também expresse o que ela cria no imaginário dela.

    Uma maneira criativa e muito empolgante para a criança desenvolver isso, sem o auxilio do livro didático, é com a utilização do avental, como se fosse o ambiente da historia narrada, com a colagem das figuras e a possibilidade de interação da criança, eles mesmos criam a historia, colando no avental os personagens de sua imaginação.Vale também, deixar cada  criança com um personagem, que vai aparecendo no decorrer da história, para que nenhuma fique de fora.

Aproveite, é divertido, as crianças adoram.

Era uma vez um gato xadrez, quer que eu te conte outra vez ...

Mais Modelos *-*

bottom of page